Marinês Cristine Nutricionista

Filé de peixe com quinoa, limão e sálvia

FILÉ DE PEIXE COM QUINOA, LIMÃO E SÁLVIA

Ingredientes

4 filés de peixe limpos
sal e pimenta do reino a gosto
750 ml de água
300g de quinoa tricolor em grão
suco de 1 limão
15g de sálvia
120g de ervas finas
1 colher de sobremesa de azeite de oliva.

Modo de preparo

Coloque a quinoa na água e deixe cozinhar por 10 min, tire do fogo acrescente uma colher de sobremesa de azeite de oliva. Reserve. Tempere os files de peixe com sal, pimenta do reino, ervas e limão, deixe descansar por 20 min. Coloque os filés em uma frigideira anti aderente e grelhe. Arrume a quinoa em baixo e coloque os peixes por cima, enfeite com sálvia.

 

DICA DA CHEF:
Como comprar o peixe
É necessário buscar alguns sinais que indicam quando um peixe está fresco: as guelras estão vermelhas, os olhos estão claros e brilhantes, as escamas e a pele estão brilhantes, a carne está firme e quando pressionada volta novamente a ficar como antes. Observe também se há refrigeração ou gelo adequado para conservação do peixe.

Os pedaços, as postas e os filés têm que ter uma textura firme, sem ressecamento ou descoloração. A descoloração indica que o peixe pode ter sido recongelado.

Como limpar o peixe

Coloque o peixe sobre uma tábua ou sobre a pia, segure-o firmemente pelo rabo e raspe as escamas com um escamador ou o lado cego de uma faca, segurando-a quase em ângulo reto em relação ao peixe e trabalhando a partir do rabo em direção à cabeça.

Em seguida, lave bem o peixe em água corrente fria. Corte as barbatanas, e a cabeça (se for usar, como no caso da preparação do pirão, reserve) na altura das aberturas das guelras. Com uma faca afiada, abra a barriga do peixe até a cabeça e retire as tripas, as ovas (se houver) e as guelras.

Enxágüe o peixe com água fria, tomando o cuidado para que esteja bem limpo, interna e externamente.

É comum passar o peixe, já limpo, por uma água com um pouco de suco de limão para tirar o cheiro forte característico. Cuidado apenas para não deixar por muito tempo, pois pode pegar gosto e até cozinhar só com a acidez do limão, basta apenas passar o peixe na água, esfregando um pouco com as mãos.

Como preparar o peixe

GRELHADO: Para este tipo de preparação é melhor usar postas, filés ou peixes inteiros médios. Pincele-os generosamente antes e durante o cozimento com manteiga, óleo ou outro molho de sua preferência.
COZIDO: O peixe precisa ser cozido rapidamente, só o necessário para coagular as proteínas e realçar o sabor. Ele estará pronto logo que a carne tenha ficado opaca e branca.
ASSADO: Os peixes inteiros limpos, os filés ou as postas podem ser assados em forno pré-aquecido a 175º. Para evitar que ressequem pincele-os de vez em quando com manteiga, margarina ou um molho de seu gosto. Um peixe limpo de 1,5 kg leva de 30 a 35 minutos para assar. As postas e filés de 12 a 15 minutos. Peixes recheados precisam de 20 a 30 minutos adicionais
Para assar um peixe e não deixar que grude na fôrma, fatie 2 cebolas e 2 batatas cruas e distribua-as no recipiente. Só depois coloque o peixe. Assim, além de não grudar no fundo, seu prato ficará mais saboroso.

 

DICA DA CHEF: Os grãos de quinoa devem ser lavados antes de consumidos para a retirada das saponinas, que ficam na camada externa da semente. As saponinas dão um sabor amargo aos grãos e têm efeitos antinutricionais que ainda não foram totalmente elucidados, porém sabe-se que podem ser tóxicas se ingeridas em grandes quantidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

iconeAv. João Gualberto, 1881
Ed. Opera Matteo – 10º andar – sala 1006
iconemarines@marinescristine.com.br
icone41 4106-9900

Acompanhe Marinês Cristine Silveira nas redes sociais

Menu Title