Marinês Cristine Nutricionista

Curry com Vegetais

 

CURRY DE VEGETAIS

Ingredientes

3 colheres de sopa de manteiga clarificada ( Ghee)

1 colher de sopa de gengibre fresco picado 1 cebola picada ½ pimenta dedo de moça cortada em pequenos pedaços 1 colher de sopa de curry em pó ½ brócolis cortado em floretes 1 cenoura cortada na diagonal ½ couve-flor cortada em floretes ½ xícara de coentro picado ½ xícara de água Pitada de sal marinho Modo de preparo: Refogue na manteiga clarificada o gengibre, a cebola, a pimenta, o sal e o curry durante 2 minutos. Acrescente na panela o brócolis, cenoura, couve-flor e deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione sal e água. Deixar a panela tampada no fogo baixo por 15 minutos. Finalize com coentro picado.

DICA DA CHEF: Legumes e vegetais perdem boa parte das vitaminas e sais minerais. E, inversamente, podem ter alguns de seus compostos mais bem absorvidos pelo organismo. Quando colocamos legumes para cozinhar em água fria, 35% dos carboidratos, vitaminas e minerais se transferem para ela, formando um caldo saboroso e rico em nutrientes. É o ideal para o preparo de uma sopa. Mas, se a idéia é cozinhar os legumes para fazer uma salada ou comê-los, desprezando o caldo, deve-se cozinhá-los em água fervente. Assim, perdem-se menos nutrientes.

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